Os toolkits são conjuntos de mapas de aula sobre a UE, prontos a serem explorados em sala de aula, que utilizam os recursos existentes no sítio web “Espaço de Aprendizagem” da UE.

Os mapas de aulas foram desenvolvidos para trabalhar com o/a(s) aluno/a(s) as matérias europeias através da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e de todas as disciplinas cujas aprendizagens essenciais “tratam” os assuntos europeus.

Cada toolkit corresponde a um bloco temático sobre a UE e encontra-se dividido por níveis de ensino. Os conteúdos são complementares e podem ser utilizados de modo independente e, mesmo, seletivo, escolhendo apenas alguns dos conteúdos.

Ler menos

Saber mais

Modelo estruturante do projeto

Toolkits - sobre geral

Estes ToolKits serão um apoio a professores/as de qualquer nível de ensino, na exploração de recursos para abordar os domínios da componente curricular “Cidadania e Desenvolvimento”, e outras componentes curriculares, pela construção de pontes com assuntos da União Europeia, e desenvolvendo competências de participação democrática, no contexto formal de aprendizagens.

O significado de ser cidadã/o europeia/eu é traduzido nos direitos e compromissos veiculados na formação das crianças e jovens, de modo que no futuro sejam adulta/o(s) autónoma/o(s), solidária/o(s), com uma conduta cívica responsável, que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pela/o(s) outra/o(s), com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

Os toolkits apresentam possibilidades de desenvolvimento na zona de aprendizagens holísticas concorrentes para o Perfil de Aluno esperado à saída da escolaridade obrigatória.

Os toolkits pretendem ajudar a:

•  Conhecer assuntos relativos à União Europeia (História, instituições europeias e respetivo funcionamento, papéis e competências da UE e dos Estados-Membros, etc.)

•  Compreender os valores e os direitos fundamentais na UE (e.g., Direitos Humanos, Interculturalidade, Igualdade de Géneros, Desenvolvimento Sustentável, saúde, segurança, proteção, acessibilidade, bem-estar, atividade física, lazer, ...)

• Identificar situações de cidadania europeia, através de exemplos concretos de iniciativas, comportamentos individuais ou coletivos

• Pontuar benefícios do envolvimento com instituições ou agências da União Europeia (ao nível político, económico, cultural, tecnológico, das artes, meios de comunicação, etc.)

• Identificar-se com os valores da UE e sentir-se parte da comunidade a partir da Escola

• Discutir acerca da importância do envolvimento da sociedade civil (e da escola) na elaboração das políticas públicas da União Europeia

• Assumir-se como participante ativo/a na tomada de decisões para o bem comum

• Explorar programas e oportunidades para estudar, trabalhar ou fazer voluntariado na União Europeia.

Os toolkits “prontos a utilizar” serão possíveis de manusear, com flexibilidade, reservando a cada docente autonomia para gerir o seu currículo criativamente, procedendo a uma mais ou menos estreita relação entre componentes da disciplina que leciona, da educação para a cidadania e questões de dimensão europeia.

Com base em princípios pedagógicos consubstanciados nas diretivas do sistema educativo português, as propostas de formação para a cidadania e desenvolvimento em temas da UE, preconizam:

▻ acompanhar o trabalho pedagógico a partir da experiência de utilização dos toolkits, recolhendo evidência do desenvolvimento das competências de cidadania de aluno/a(s) e o feedback do/a(s) utilizadores/as para melhoria dos toolkits

▻ envolver os docentes em grupos de partilha e reflexão e levar a cabo iniciativas de cidadania, participação e extensão cultural ao nível da União Europeia.

▻ sistematizar os toolkits, com vista a co-construir guias de educação para a cidadania europeia escaláveis e extensivos à integração curricular para a construção das aprendizagens essenciais baseadas no perfil humanista do/a(s) aluno/a(s).

▻ alcançar o reconhecimento da educação de elevada qualidade, responsiva às necessidades atuais do/a(s) aluno/a(s), nas suas idiossincrasias, e da sociedade local, regional, nacional, europeia e internacional.

▻ criar novas oportunidades e motivar professores/professoras e estudantes a integrar a Europa nos projetos de vida académica, profissional, de voluntariado ou cooperação.

Blocos temáticos

À descoberta da UE

“a construção europeia, os Estados-Membros, os alargamentos; as Instituições Europeias e o processo de decisão europeu; os Direitos dos/as cidadãos/cidadãs europeus/europeias; como se envolver no processo de construção da UE; o impacto das políticas da UE, no dia-a-dia, em Portugal, na UE e no Mundo; os programas e oportunidades da UE para os jovens (Erasmus+ – mobilidade, Corpo Europeu de Solidariedade, Voluntariado, Garantia Jovem etc.).”

EUROPA Viver + digital

O que faz a União Europeia para tornar a internet mais segura, para proteger os nossos dados pessoais e para combater a desinformação?

EUROPA Viver + Sustentável

O Toolkit EUROPA Viver + Sustentável foi criado com o objetivo de ajudar os/as professores/as a utilizar os recursos disponíveis no Espaço de Aprendizagem e a trabalharem com os/as alunos/as uma das prioridades da União Europeia: o Pacto Ecológico Europeu. Para apoiar a aplicação deste toolkit desenvolvemos o módulo de introdução que pretende primeiro contextualizar o que é o Pacto Ecológico Europeu.

Comissao Europeia em Portugal
CIEJD
DGE

built by