Image shape
1º Ciclo

Texto introdutório/de apresentação do ciclo e do que o utilizador poderá encontrar nesta área.

Saber mais

Toolkits de acesso livre destinados a professores e orientados para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, incorporando os conteúdos das áreas disciplinares que abordam assuntos europeus.

Competências específicas de cidadania, transversais aos ciclos de ensino:

Demonstrar capacidades de comunicação e de aberturaperante outras sociedades e culturas.

Relacionar a sua cultura com outras culturas,relativizando o seu ponto de vista e desconstruindo generalizações eestereótipos.

Reconhecer o caráter multiétnico e multicultural dos paísesque constituem a União Europeia.

Desenvolver uma cidadania consciente, ativa e inclusiva.

Reconhecer a igualdade de género como um dos princípiosbasilares da construção europeia.

Valorizar uma democracia representativa eparticipativa.

Reconhecera importância da participação cívica edemocrática para a construção europeia.

Participarem projetos e/ou intercâmbios europeus, deforma a desenvolver a cidadania europeia.

Refletir sobre o seu papel na construção de uma identidadee cidadania europeias.

Identificar eaplicar os conceitos de:

Democraciarepresentativa; democracia participativa; cidadania ativa; cidadania inclusiva;multiculturalidade; igualdade de género; identidade(s).

Educação para a Cidadania – Domínios

Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos com implicações diferenciadas: o primeiro, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais), o segundo, pelo menos em dois ciclos do ensino básico, o terceiro com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade.

1º GRUPO

· Direitos Humanos

· Igualdade de Género

· Interculturalidade

· Desenvolvimento Sustentável

· Educação Ambiental

· Saúde

2º GRUPO

· Sexualidade

· Media

· Instituições e participação democrática

· Literacia Financeira e Educação para o Consumo

· Segurança Rodoviária

· Risco

3º GRUPO

· Empreendedorismo

· Mundo do Trabalho

· Segurança, Defesa e Paz

· Bem Estar Animal

· Voluntariado

Áreas de competência do perfil dos alunos (ACPA)

Consciência e domínio do corpo

Saber científico, técnico e tecnológico

Sensibilidade estética e artística

Bem-estar saúde e ambiente

Desenvolvimento pessoal e autonomia

Relacionamento interpessoal

Pensamento crítico e pensamento criativo

Raciocínio e resolução de problemas

Informação e comunicação

J

Linguagens e textos

A UE perto de si: A Comissão Europeia disponibiliza pontos de contacto locais/regionais para informar as/os cidadãs/ãos sobre a União Europeia. Existem 15 Centros em Portugal.

As/os professoras/es podem recorrer a estes Centros para a/os esclarecer sobre assuntos da UE, inclusive para dar uma aula ou parte de aula.