O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores

Promover o conhecimento

e despertar o interesse sobre a União Europeia junto da comunidade docente, promovendo o ensino e a aprendizagem sobre a União Europeia.

Contribuir para a formação de cidadãos

aptos a viver num mundo global e que valorizem o exercício de uma cidadania democrática e participativa, ao tirar partido da cadeia Professor-Aluno

Estabelecer “pontes”

entre o sistema nacional de ensino, os curricula e o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e os conteúdos disponibilizados pela União Europeia, nomeadamente no sítio web “espaço de aprendizagem”.

Disponibilizar atividades para a comunidade educativa

apoiadas em recursos pedagógicos atrativos e promover a cooperação entre os docentes, contribuindo para a promoção do conhecimento sobre a UE.

INSTRUMENTOS

Toolkits para professores:

Construção de toolkits para o professor, prontos a serem explorados em sala de aula, direcionados para os diferentes níveis de ensino (1º, 2º, 3º ciclos, secundário e profissional) e remetendo para a informação mais atual (sítio web “Espaço de aprendizagem”).

Esta iniciativa tem por base a Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (oportunidade para introduzir e trabalhar com os alunos as matérias europeias) e pressupõe, também, o levantamento em todas as disciplinas que “tratam” os assuntos europeus e em que haja espaço para aprofundar/ conhecer melhor a UE.

Os toolkits são complementares e também podem ser utilizados de modo independente e, mesmo, seletivo, escolhendo apenas alguns dos conteúdos.

Os temas europeus a trabalhar incluem a construção europeia, os Estados-Membros, os alargamentos; as Instituições Europeias e o processo de decisão europeu; os Direitos dos/as cidadãos/cidadãs europeus/europeias; como se envolver no processo de construção da UE; o impacto das políticas da UE, no dia-a-dia, em Portugal, na UE e no Mundo; os programas e oportunidades da UE para os jovens (Erasmus+ – mobilidade, Corpo Europeu de Solidariedade, Voluntariado, Garantia Jovem etc.).

Apresentação pública:

Após o primeiro ciclo de sessões de formação,  será organizado um encontro para apresentação pública das atividades educativas realizadas e para um balanço sobre a implementação do projeto.

Este balanço servirá para “ajustar” estrategicamente o  que será o projeto nos anos seguintes.

Sessões de formação para professores (ação de curta duração certificada pela DGE):

Em 2020 e 2021 foram realizadas 10 sessões de formação, nas quais participaram cerca de 400 docentes dos ensinos Básico, Secundário e Profissional (via de ensino) ou pertencentes a um grupo de recrutamento.

Estas sessões são gratuitas para os docentes e podem ter lugar em dias úteis (em horário pós-laboral) ou no fim de semana (sábado).

As ações de curta duração podem ter no mínimo 20 e no máximo 50/100 professores participantes (consoante formato síncrono/presencial).

Espaço de networking:

Este sítio disponibiliza um fórum para que todos os interessados possam contribuir para o desenvolvimento do projeto com os seus comentários, sugestões, partilha de práticas pedagógicas e resultados obtidos.

Avaliação permanente:

O projeto é alvo de acompanhamento e follow-up permanente com o objetivo de melhorar e de ajustar às necessidades reais.

Esta avaliação incide sobre as diferentes vertentes, incluindo um levantamento de conteúdos selecionados para trabalhar com os estudantes e abordagens metodológicas propostas, a componente pedagógica, etc., através da realização e subsequente tratamento de diferentes questionários de avaliação, contemplando todas as partes envolvidas.

Workshops de divulgação dos toolkits e do projeto:

Após a realização das formações, prevê-se a realização de workshops de divulgação do projeto e dos seus conteúdos, organizados, nomeadamente, pelos Centros EUROPE DIRECT em Portugal e por outros multiplicadores.

Comissao Europeia em Portugal
CIEJD
DGE

built by