REPowerEU: energia segura, sustentável e a preços acessíveis para a Europa

REPowerEU: energia segura, sustentável e a preços acessíveis para a Europa

Em resposta às dificuldades e às perturbações do mercado mundial da energia suscitadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a Comissão Europeia apresentou o Plano REPowerEU.

Ler mais
A próxima geração da União Europeia és tu!

A próxima geração da União Europeia és tu!

A Comissão adotou o Plano de Recuperação da Europa, ou NextGenerationEU, que é mais do que um plano de recuperação. É uma oportunidade única para sairmos mais fortes da pandemia, para transformar as nossas economias e criar oportunidades e empregos para a Europa onde queremos viver. Temos tudo para o conseguir.

No centro deste plano está o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que é um instrumento temporário e permite à Comissão mobilizar fundos para ajudar os Estados-Membros a implementar reformas e investimentos.

Ler mais
Juvenes Translatores – o concurso de tradução da União Europeia para alunos do ensino secundário

Juvenes Translatores – o concurso de tradução da União Europeia para alunos do ensino secundário

A Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza anualmente o concurso Juvenes Translatores, um certame de tradução dirigido aos jovens com 17 anos de idade.

Em 2022, Ana Leonor Sargento Amado, aluna do Agrupamento de Escolas da Batalha, foi a vencedora portuguesa e vai receber o seu prémio a Bruxelas numa cerimónia que reunirá os 27 vencedores – um por cada Estado-Membro da UE.

O concurso Juvenes Translatores (expressão latina que significa «jovens tradutores») vai já na sua 16ª edição e contou em 2022 com 2 883 participantes que puseram à prova as suas competências linguísticas, traduzindo um texto entre quaisquer duas das 24 línguas oficiais da UE. Das 552 combinações linguísticas possíveis, os alunos de 681 escolas utilizaram 141 combinações.

Ler mais

Eurobarómetro sobre NextGenerationEU: portugueses na vanguarda das reações positivas

A grande maioria dos cidadãos da UE tem uma reação positiva quanto ao plano de recuperação da UE NextGenerationEU. O inquérito Eurobarómetro sobre este tema mostra que o instrumento de recuperação está estreitamente alinhado com as expectativas e necessidades das pessoas.

Mais de sete em cada dez inquiridos apoiam o princípio da solidariedade subjacente ao NextGenerationEU, tendo os Estados-Membros concordado em prestar apoio financeiro entre si para sairmos mais fortes da pandemia de COVID-19. Os inquiridos em Malta (85 %) e Portugal (86 %) são os que mais concordam.

Ler mais

Erasmus+: o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto

Passar tempo no estrangeiro para estudar e aprender deverá ser a norma numa Europa cada vez mais inclusiva. O programa Erasmus+ promove a mobilidade para fins de aprendizagem em toda a Europa e fora dela.

Os cidadãos da UE devem ter plena consciência da sua identidade europeia, do seu património cultural e da sua diversidade. Têm também um importante papel a desempenhar na criação de uma identidade europeia assente em valores e culturas comuns.

Ler mais
À Descoberta da União Europeia – bilhetes de comboio oferecidos aos jovens europeus

À Descoberta da União Europeia – bilhetes de comboio oferecidos aos jovens europeus

A ação DiscoverEU faz parte do programa Erasmus+ e oferece todos os anos milhares de passes de viagem para que os jovens europeus com 18 anos de idade possam descobrir a Europa e o seu rico património cultural, alargar os seus horizontes e viver uma experiência enriquecedora!

A Comissão vai abrir a próxima ronda de candidaturas da primavera entre 15 e 29 de março e 35 000 jovens receberão um passe de viagem. As candidaturas estão abertas aos jovens com 18 anos de idade (nascidos entre 1 de julho de 2004 e 30 de junho de 2005) de todos os Estados-Membros da UE e de países terceiros associados ao programa Erasmus+.

Ler mais
1
/
2
«
»
Comissao Europeia em Portugal
CIEJD
DGE

built by

Bondhabits
aeuropanaescola.eu desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile