Estão encerradas as inscrições para a Ação de Curta Duração “Europa na Escola – Formação para Professores”. As inscrições decorreram até ao dia 13 de fevereiro no Portal de Educação da Direção Geral de Educação.

Critérios de seleção: docentes

Para ser certificado, o formando tem que estar presente na totalidade das horas de formação, de acordo com o horário que consta no cronograma.

Não serão selecionados formandos que já tenham sido certificados em edições anteriores.

A ação de formação de curta duração tem um caráter tutorial e visa apoiar os docentes na utilização de guias, um para cada nível de ensino, criados com base em recursos e ferramentas sobre a União Europeia como o Espaço de Aprendizagem.

Os candidatos poderão escolher entre as cinco ações disponíveis, programadas para março de 2023. A formação decorrerá à distância (síncrona) e cada ação terá uma duração total de seis horas, repartidas por dois dias.

O projeto “A Europa na Escola-Formação para Professores” é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios da Cidadania e Desenvolvimento.

Formação para Professores - T1
Turma 1

04/03/2023 (09h30 às 12h30) e

11/03/2023 (09h30 às 12h30)

Formação para Professores - T2
Turma 2

07/03/2023 (18h00 às 21h00) e

14/03/2023 (18h00 às 21h00)

Formação para Professores - T3
Turma 3

08/03/2023 (18h00 às 21h00) e

15/03/2023 (18h00 às 21h00)

Formação para Professores - T4
Turma 4

21/03/2023 (18h00 às 21h00) e

28/03/2023 (18h00 às 21h00)

Formação para Professores - T5
Turma 5

22/03/2023 (18h00 às 21h00) e

29/03/2023 (18h00 às 21h00)

Ações de Formação anteriores

fevereiro 2022

Ação de Curta Duração “A Europa na Escola – Formação para Professores”

Estão encerradas as inscrições para a 3ª edição da Ação de Curta Duração “A Europa na Escola – Formação para Professores”. A ação tem como objetivo promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional), para o desenvolvimento de atividades de Educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios de Cidadania e Desenvolvimento (Página Inicial | cidadania).

A formação decorre à distância via sessões zoom

Critérios de seleção: ordem de inscrição, docentes, não ter sido certificado numa edição anterior.

abril 2021

Ação de Formação de Curta Duração (6 horas), acreditada pela DGE

“A EUROPA NA ESCOLA – FORMAÇÃO PARA PROFESSORES”

em abril 2021 - à distância

Inscrições fechadas: número máximo de participantes por turma atingido.

A Ação de Formação de Curta Duração, 6 horas, é promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+, e tem por objetivo:

· Promover o conhecimento sobre a União Europeia.

· Capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

A ação tem um caráter tutorial, de utilização de Guias “A Europa na Escola – Formação para professores”, um para cada nível de escolaridade.

Estes guias foram criados para apoiar os professores na utilização de recursos e ferramentas sobre a União Europeia e para a concretização de práticas pedagógicas de aprendizagem ativa que contribuam para o desenvolvimento de competências e valores inscritos no perfil de aluno à saída da escolaridade obrigatória.

▻ Inscrições fechadas: número máximo de participantes por turma atingido.

▻ Local: À Distância

▻ Critérios de seleção: Ordem de inscrição, desde que docentes de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública.

outubro 2020
Ação de Formação de Curta Duração “A Europa na Escola – Formação para professores” - outubro 2020

· Promover o conhecimento sobre a União Europeia.

▻ Inscrições: entre 1 de setembro de 2020 e 1 de outubro de 2020.

▻ Local: À Distância

Comissao Europeia em Portugal
CIEJD
Europe Direct